Fórum de Santa Maria fica sem luz após erro em pagamento de conta e tem de acionar a Justiça para religação imediata

Fórum de Santa Maria fica sem luz após erro em pagamento de conta e tem de acionar a Justiça para religação imediata

Foto: Google Maps

Prédio localizado na Alameda Buenos Aires, no Bairro Nossa Senhora das Dores, onde o Fórum de Santa Maria funciona provisoriamente durante as obras na sede

Fórum da Comarca de Santa Maria ficou sem energia elétrica na tarde de quarta-feira (20) depois que a RGE cortou o fornecimento por engano, devido a um atraso no pagamento de conta que não era de responsabilidade do Judiciário. O episódio, que interrompeu parte das atividades do Judiciário local, por quase três horas, só foi resolvido após o juiz diretor do Foro, Vinícius Borba Paz Leão, conceder uma liminar obrigando a religação imediata da luz.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a direção do Foro, que divulgou uma nota na noite de quarta, o problema começou porque a Caixa Econômica Federal, locatária de parte do prédio, não teria pago a conta de energia no valor de R$ 35.156,90. A administradora do condomínio, por sua vez, não teria comunicado o atraso ao proprietário do imóvel, o que teria resultado no corte do serviço.

O órgão explica que como não havia medidor separado apenas para a área ocupada pela Caixa, a RGE desligou a energia no poste, o que causou a interrupção para todo o prédio locado pelo Tribunal de Justiça, localizado na Alameda Buenos Aires, no Bairro Nossa Senhora das Dores, onde o Fórum funciona provisoriamente durante as obras na sede.

Com a paralisação das atividades, servidores do Fórum e o diretor articularam com o proprietário do prédio e a administração do condomínio a quitação imediata da conta em atraso. Em seguida, o magistrado emitiu uma decisão liminar para assegurar a religação, que ocorreu às 19h05min.


Tribunal e Foro negam responsabilidade

A direção do Foro classificou a ação da RGE como “descabida” e destacou que o Tribunal de Justiça repassa regularmente os valores de condomínio, água e energia ao proprietário. A administração local enfatizou que nem o Judiciário nem a direção do Foro tiveram qualquer responsabilidade no ocorrido.


Caixa se pronuncia sobre corte de energia e nega atraso em pagamento. Confira:

"A CAIXA informa que todas as cotas condominiais estão devidamente quitadas, não havendo qualquer pendência por parte do banco. O medidor de energia no edifício não é individualizado. Com isso, o valor referente ao consumo é incluído na cota condominial por meio de rateio entre todas as unidades do prédio. O banco realiza mensalmente o pagamento da cota condominial à administradora do edifício, que é responsável pela gestão dos recursos arrecadados, incluindo o pagamento das contas."


RGE diz que suspensão seguiu procedimentos operacionais. Confira: 

"A RGE informa que a suspensão do fornecimento de energia no edifício ocorreu em conformidade com os procedimentos operacionais previstos na regulação do setor elétrico e estão sendo tratados diretamente com o cliente".


Leia mais:

PRF lança documentário sobre atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul  no Festival de Gramado Anterior

PRF lança documentário sobre atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul no Festival de Gramado

Polícia Civil deflagra operação na Quarta Colônia para desarticular facção criminosa e tem 50 suspeitos detidos Próximo

Polícia Civil deflagra operação na Quarta Colônia para desarticular facção criminosa e tem 50 suspeitos detidos

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI